Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Gotas de reflexão...

A palavra "humildade" vem do latim humus, que quer dizer "terra fértil", portanto, rica em nutrientes, verdadeiramente pronta para receber a semente - fonte de vida.

Entretanto, nem todo mundo compreende o verdadeiro sentido dessa palavra, e muitos a confudem com subserviência.

Pela própria grandeza de sua origem etimológica, torna-se incompatível com estas palavras torpes: subserviência, servilismo, etc.

O húmus, a terra da TERRA, apesar de se deixar ser pisoteado por animais racionais e irracionais, nunca perde sua importância de ser suporte para o homem que cai, para o animal que se cansa, para a semente que, nela enterrada, aparece para o mundo na forma de uma linda roseira ou como pés de trigo que fornecem o pão para os homens.

Portanto, ser humilde é necessariamente cultivar o respeito pelo outro, é saber ter empatia, ou seja, é saber colocar-se no lugar do outro.
A palavra filosofia (filos = afinidade; sofos=conhecimento), por si só, já recomenda a humildade, pois não traz ostentação pelo saber. Em sua origem etimológica significa: afinidade, proximidade com o conhecimento e não o próprio.
Portanto, reflitamos: ser humilde é, antes de tudo, ter sua alma preparada para interagir com as pessoas em todas as áreas do sentimento humano, mas não significa nem aponta para não ter opinião própria ou para não ter desenvolvido a criticidade.
Pense, pense, pense...

Nenhum comentário: