Powered By Blogger

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Vejam se esse homem não pode ser considerado um precursor de Jesus Cristo ?

Sócrates ( 470 / 469 a.C) foi o melhor exemplo de cidadão ateniense. Viveu a maior parte de seu tempo debatendo na Ágora. Foi lá que discutiu a Filosofia e a Política, buscando a verdade e o bem moral, fato este que o colocou como marco, rompendo com os sofistas, no que diz respeito às soluções dada por aqueles.
Não se preocupava com os bens materiais como a maioria dos atenienses; procurava cuidar menos do corpo e dos bens materiais para cuidar mais da alma. A única coisa que importava para ele era viver honestamente, sem cometar injustiças, nem mesmo em retribuição a uma injustiça recebida. Nunca abdicava da consciência, apresentando-se sempre como modelo de sabedoria e virtude humana, guiando-se unicamente pelo binômio razão/verdade. Procurava chegar ao seu objetivo maior : conhecer-se intelectual e moralmente.

Para ele, a razão não provém da riqueza, mas ela traz a riqueza e qualquer coisa útil aos homens.; seu objetivo é despertar os espíritos, pois vida sem exame não é vida digna de um ser humano. Para Sócrates, o conceito de felicidade é ampliado (eudaimonia). Também não vem das coisas exteriores e sim da alma. A alma é feliz quando é ordenada, ou seja, virtuosa. Doença é desordem do corpo, e esta ordem é a felicidade. Mesmo com todas estas qualidades, esse homem não agradava a todos , tendo sido visto como uma ameça à polis.

E se ele existisse no mundo de hoje, teria sido visto também como uma grande ameaça ao grande pensamento hodierno ?

Nenhum comentário: