Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo...Feliz 2010 a toda a Gaya...

Ao início de um novo ano todos nós fazemos promessas : iremos emagrecer, trabalhar mais e melhor, comprar um carro novo, uma casa nova, dentre outras coisas.
Ora, dessa maneira estamos nos preparando para o mundo material, para esse mundo físico, terreno e passageiro.
E como vai nossa preparação com o espírito ? Nós - católicos - acabamos de comemorar o Natal de Jesus Cristo, mas tente responder as perguntas abaixo:
Será que ele teve condiçoes de nascer no estábulo do coração de cada um de nós ?
Será que nós nos abrimos a Ele ?
Para que isso aconteça é necessário, antes de tudo, conhecer o amor de Deus. Na lógica matemática divina, o amor deve ser elemento único no conjunto de nosso espírito. Observando isso aprenderemos a exercer o perdão. Sabemos que o perdão é muito difícil de ser dado a alguém, porque estamos acostumados a perdoar conforme o tamanho de nosso amor e não de acordo com o de Deus. Dizemos assim: ao fulano posso perdoar, pois o que ele me fez foi pouco, mas ao sicrano, não o perdoarei nunca, pois o que ele me fez é impoerdoável. Ora, não podemos exercer o perdão conforme a métrica de nosso amor, mas de acordo com a dimensão divina, que é infinita, não enquanto dure, mas ad-eternum.
Por isso, estou escrevendo essa mensagem.

A primeira coisa que devemos fazer para entrar o ano bem é apagar todo o ódio, todo o rancor existente em nossos corações e substituí-lo pelo amor.
Sabemos que em nosso coração humano coexistem, em eterna luta, um lobo e um cordeiro.

Quem, em sua opinião, vencerá ?
Não responda agora. Reflita.
Uma outra prática importante é a de aprender a servir. Servir na caridade, com obras efetivas, pois o Cristo, segunda pessoa da Santíssima Trindade, o DEI VERBUM aqui na Terra, deixou-nos como herança as obras como materialização da fé.
Sejamos humildes, despojando-nos do orgulho : um dos maiores pecados da Humanidade; aprendamos a servir ao próximo, pois somente assim poderemos ser irmãos de Jesus Cristo.
Reflitamos : agora não só você, mas todos nós.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Reflitamos...

Reflexão sobre o NATAL.
Por Lúcio Soares e Silva Júnior

Estamos nos aproximando do dia em que se comemora o Natal... O que contamos abaixo pode não ser de todo verdade. Vejam...
"Na noite de 25 de Dezembro, há cerca de 2000 anos atrás, Maria se dirigia a Belém montada em um jumento, à beira de dar à luz o seu bebê. Embora fosse uma emergência, todas as hospedarias lhes negaram abrigo. Então, eles tiveram Jesus em um estábulo. Em seguida, os anjos contam aos pastores, e depois todos se juntam aos três reis magos montados em camelos, em louvor ao silencioso recém-nascido"
Segundo os arqueólogos bíblicos e os hagiógrafos[1], essa passagem pode não ser verdadeira ... ou melhor, pode até estar quase toda errada, pois sobre o narração do nascimento de Jesus Cristo, só podemos confiar na BÍBLIA SAGRADA. O Santo Livro não narra tal episódio com a riqueza de detalhes mostrada no parágrafo anterior.
Mas, para que nos preocuparmos com esses detalhes, se o que nos interessa mais são as atitudes do Cristo?
Se não, vejamos: O Príncipe da Paz não teve onde nascer. Todas as hospedarias lhe negaram abrigo. Levando esse cenário para a atualidade, perguntamos:
Você preparou adequadamente o seu coração para receber o Cristo – o Ungido?
Santa Teresinha do Menino Jesus, à sua época, já perguntava:
Como posso encher o meu coração com as coisas de Deus, se ele está cheio com as coisas do mundo ?
E quais eram as coisas do mundo as quais ela se referia: não seriam o ódio, o rancor, o orgulho, a ambição, a falta de perdão, o consumismo, dentre outras tantas coisas?
Ora, na Física existe um axioma chamado de LEI DA IMPENETRABILIDADE DA MATÉRIA. Segundo essa lei: Nenhum corpo pode ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espaço. Fica claro que, para nos aproximarmos do arquétipo de Cristo, é necessário que também tenhamos um lugar bem preparado em nossos corações, para receber confortavelmente e por toda nossa vida, o Filho de Deus. É necessário que esvaziemos todo o nosso ser das coisas vãs e malignas, e nos enchamos com as coisas de Deus: O amor, o perdão, a justiça, a verdade.
É preciso que saibamos, como Maria, dizer SIM aos propósitos de Deus.
Já pensaram como teria sido o plano divino, se Maria não tivesse concordado com o anjo Gabriel ?
É evidente que Maria tinha seu próprio plano de vida: iria casar-se com José, constituir uma família; talvez até uma família que a fizesse sofrer menos, mas ela não refutou o plano do Altíssimo; pelo contrário, adotou-o e não somente o adotou, até ajudou na gerência e na condução desse grande ato de amor divino: a doação da vida do próprio filho unigênito de Deus, para a redenção da humanidade. Assim, se consolida a profecia: Por Eva, veio a condenação – por Maria, a salvação. Assim, nesse NATAL DE 2009, passemos a nos preocupar não somente com as verdades históricas do Cristo, mas essencialmente, abramos espaço para que ELE nasça dentro de nossos corações – no acatamento aos pobres, aos humildes, no serviço, pois o mesmo CRISTO que lavava os pés dos seus seguidores, também andava sobre águas tempestuosas, acalmava ventos e ressuscitava mortos. Tem um rei que precisa nascer. Não só no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas. Quando você vai abrir o seu coração ao nascimento de Jesus?
REFLITA !

[1] ESCRITORES SAGRADOS

Reflexões sobre o NATAL 2009

Natal, crianças, não é uma data. É um estado da mente." (Mary Ellen Chase)

Eu honrarei o Natal em meu coração, e tentarei manter o ano todo. (Charles Dickens) Natal não é uma estação. É um sentimento. (Edna Ferber)

O Natal começou no coração de Deus. Só está completo quando alcançar o coração do homem. (Autor desconhecido)

Natal, minha criança, é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nós damos, é Natal. (Dale Evans Rogers)